A proposta foi formalizada na reunião da Câmara Municipal da Horta, tendo sido agendado o seu debate e votação para a próxima reunião do executivo

Horta. Vereadores do PSD exigem cumprimento da promessa de abertura de curso de Ciências do Mar no Faial



Os vereadores do PSD na Câmara Municipal da Horta exigiram que a autarquia desenvolva todas as diligências para que a licenciatura em Ciências do Mar passe a ser ministrada no polo do Faial da Universidade dos Açores, cumprindo assim a promessa feita em 2016 pelo reitor da universidade e pelo presidente do município.

“Em fevereiro de 2016, o Presidente da Câmara Municipal da Horta e o Reitor da Universidade dos Açores anunciaram que a licenciatura em Ciências do Mar arrancaria no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) no prazo de dois anos. Passaram quatro anos e a promessa não foi cumprida”, afirmaram Carlos Ferreira, Estêvão Gomes e Sandra Goulart.

Os vereadores social-democratas lembraram que o défice financeiro e os custos da tripolaridade foram sempre argumentos invocados pela Universidade dos Açores para não abrir a licenciatura no Faial, tendo estas mesmas razões “conduzido ao desinvestimento no DOP”.

Por isso, entendem que o recente anúncio de reforço do financiamento público da Universidade dos Açores em 1,2 milhões de euros por ano até 2023 “torna obrigatório que no contrato a celebrar com o Ministério do Ensino Superior seja incluída a realização da licenciatura em Ciências do Mar no polo da Horta, projetando as dinâmicas associadas à vida académica e ao ensino superior como instrumentos de desenvolvimento social e territorial”.

“Entendemos que a Câmara Municipal da Horta tem que fazer todas as diligências ao seu alcance junto do Governo da República, da reitoria da Universidade dos Açores e do Governo Regional, no sentido de, em paralelo com o reforço do papel do DOP e o desenvolvimento do centro de investigação OKEANOS, ser assegurada a realização da licenciatura em Ciências do Mar na ilha do Faial”, afirmou Carlos Ferreira.

A proposta foi formalizada na reunião da Câmara Municipal da Horta, tendo sido agendado o seu debate e votação para a próxima reunião do executivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s