Comunicado da Comissão Política do CDS da Ilha do Faial

Operação Azores Airlines no Verão IATA 2020

Atendendo ao conhecido planeamento por parte da SATA/Azores Airlines para a operação no Faial e Pico para o Verão IATA 2020, a Comissão Política de Ilha do CDS-PP Faial (CPI CDS-Faial), vem desta forma tornar pública a sua posição, as suas preocupações e apontar ao que se exige.


Para o Verão IATA 2020 estão previstas 10 ligações Lisboa/Horta/Lisboa e 5 ligações Lisboa/Pico/Lisboa. É sabido que nos dois anos anteriores, este mesmo número de ligações se manifestou insuficiente para a procura, tanto por quem visita estas duas ilhas, como para quem nelas vive e desenvolve a sua atividade.
Tendo sido anunciado que nesta operação 9 das 10 ligações se irão realizar em aeronaves Airbus A319, fretadas à Hi-Fly, em regime de ACMI – (Aircraft, Crew, Maintenance, Insurance) e verificando-se que este tipo de aeronave tem uma capacidade inferior em 15 passageiros por voo comparativamente aos modelos Airbus A320, a oferta para Faial e Pico, no total da operação Verão IATA representa, depois das contas feitas, uma redução de cerca 7000 lugares disponíveis nas ilhas do Grupo Central, comprometendo assim a mobilidade dos açorianos e a economia das ilhas.


Em consequência, a CPI do CDS-Faial vem desta forma afirmar o seu profundo descontentamento com o planeamento e acessibilidades aéreas para as Ilhas do Canal e exigir que seja revisto o número de rotações desta aeronave em ACMI para pelo menos 11 ligações ao Faial e 6 para o Pico, visando a reposição do número de lugares disponíveis em anos anteriores e que se perdem na opção pelo Airbus A319 ao invés dos A320.


É neste contexto que o PS-Açores veio às redes sociais vangloriar-se de novas ligações aéreas diretas a partir da ilha Terceira. Este anúncio, para lá de demagogia barata, uma vez que muitas destas novas ligações são substituições de ligações que se perderam, como é o caso das ligações a Munique, Madrid ou Nova Iorque, vem, essencialmente, provar que, afinal, o PS-Açores manda na SATA, afirmando que, com o PS-Açores, há mais Voos, mais Mobilidade e mais Oportunidades. É nesse sentido que exigimos, também, ao PS-Açores e, sobretudo, ao PS-Faial, que venha colocar-se ao lado desta reivindicação, dando instruções e permitindo a sua operacionalização, para que, assim, todos tenhamos o direito a mais Voos, mais Mobilidade e mais Oportunidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s