Ana Luís destacou a importância do envolvimento dos jovens nestas temáticas e também no processo democrático na qualidade de futuros agentes da mudança que começa primeiramente “em nós e no respeito pelo outro”

Presidente da ALRAA apela à sensibilização dos jovens açorianos para travar violência doméstica e no namoro

A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores apelou aos jovens açorianos para que sejam os agentes mobilizadores de uma ação profícua contra o desrespeito pelo outro, nomeadamente, nos casos de violência doméstica.

O apelo foi lançado esta manhã, no discurso de abertura da sessão regional da 25.ª edição do Parlamento dos Jovens do ensino secundário, subordinada ao tema Violência Doméstica e no Namoro: Como Garantir o Respeito e a Igualdade?

Ana Luís sublinhou que “existe um grande trabalho de sensibilização, mas os números revelam de que ainda temos um longo caminho a percorrer”, alertando os jovens para a “perceção” dos vários tipos de violência, que não apenas a física, como “uma violação dos Direitos Humanos”, que não deve ser tolerada de forma alguma.

Para isso, salientou Ana Luís, “temos que, em conjunto, continuar a trabalhar para uma alteração efetiva de comportamentos que favoreçam uma mudança cultural e social para então alcançarmos uma sociedade mais justa, baseada no respeito pelos direitos humanos”, seja através de ações de sensibilização, de formação às famílias, de alargamento da rede de apoio social, de ajuda às instituições que apoiam diretamente as vítimas, entre tantas outras ações. Daí a importância de “termos a consciência que a mudança começa em cada um de nós, com a nossa capacidade de respeitar o outro, com as suas diferenças e com as suas características próprias”, realçou a Presidente do Parlamento Açoriano.

Antes de terminar, Ana Luís destacou a importância do envolvimento dos jovens nestas temáticas e também no processo democrático, na qualidade de futuros agentes da mudança, que começa, primeiramente, “em nós e no respeito pelo outro”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s