5 medalhas foram alcançadas pelos atletas Açorianos concretamente 2 medalhas de ouro e 2 medalhas de prata asseguradas por Ana Margarida Filipe e 1 medalha de bronze garantida por Carlos Lima

VOTO DE CONGRATULAÇÃO PELA ALRA

Medalhas conquistadas por Ana Margarida Filipe e Carlos Lima no Campeonato do Mundo de Atletismo Adaptado de Pista Coberta

Entre os dias 23 e 28 de fevereiro de 2020 decorreu a 11.ª edição do Campeonato do Mundo de Desporto Adaptado de Pista Coberta “VIRTUS”, em Torun, na Polónia. Portugal esteve representado por 12 atletas, entre os quais os atletas do Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade da ilha Terceira Ana Margarida Filipe, Carlos Lima e Luís Pimentel.

A seleção nacional portuguesa esteve em grande plano nestes mundiais tendo conseguido alcançar 7 medalhas de ouro, 7 de prata e 5 de bronze, incluindo o título coletivo de campeão do mundo na classificação masculina por nações, com 74 pontos, à frente da França (62 pontos) e da Espanha (55 pontos).

Das 19 medalhas conquistadas por Portugal, 5 foram alcançadas pelos atletas Açorianos, mais concretamente 2 medalhas de ouro e 2 medalhas de prata asseguradas por Ana Margarida Filipe e 1 medalha de bronze garantida por Carlos Lima.

Ana Margarida Filipe voltou a demonstrar toda a sua qualidade e capacidade atlética nesta competição, ao sagrar-se campeã mundial no triplo salto, alcançando a marca de 11,83 metros.

Depois voltou a brilhar alcançando mais 2 títulos de vice-campeã do mundo, conquistando primeiro a medalha de prata na prova de salto em comprimento, assegurando um novo recorde pessoal, com o registo de 5,43 metros e, depois, juntou ao seu extenso palmarés a medalha de prata na prova de 60 metros barreiras.

Ana Margarida Filipe terminou a sua extraordinária participação nestes mundiais sagrando-se também campeã do mundo em salto em altura, estabelecendo um novo recorde nacional com a marca de 1,57 metros.

Por seu turno, Carlos Lima coroou a sua excelente participação neste campeonato do mundo alcançando a medalha de bronze na prova de estafeta masculina dos 4×200 metros, contribuindo desta forma também para que Portugal se sagrasse campeão do mundo na classificação masculina por nações.

Estes magníficos resultados derivam naturalmente da qualidade e competência individual e coletiva destes atletas, mas são também o reflexo do seu empenho, espírito de sacrifício, disciplina e dedicação ao treino.

Mais uma vez, os atletas do Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade, com especial destaque para Ana Margarida Filipe e Carlos Lima, deram um notável exemplo para todos os jovens atletas da nossa Região, elevando o nome da ilha Terceira, dos Açores e de Portugal aos mais altos patamares mundiais do desporto adaptado.

Assim, ao abrigo das disposições estatutárias e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do CDS-PP propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove o seguinte Voto de Congratulação:

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula os atletas Ana Margarida Filipe e Carlos Lima, do Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade da Ilha Terceira, pelos resultados alcançados e pelas medalhas conquistadas na 11.ª edição do Campeonato do Mundo de Desporto Adaptado de Pista Coberta “VIRTUS”.

Deste voto deverá ser dado conhecimento aos atletas Ana Margarida Filipe e Carlos Lima, ao Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade da Ilha Terceira, à Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual e à Federação Portuguesa de Atletismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s