A presença da atleta Ana Margarida Filipe numa competição mundial garantiu excelentes resultados

VOTO DE CONGRATULAÇÃO APROVADO PELA ALRA

Ana Margarida Filipe pelos dois títulos de campeã do mundo e pela conquista de duas medalhas de prata

Mais uma vez, a presença da atleta Ana Margarida Filipe numa competição mundial garantiu excelentes resultados ao desporto nacional. Desta feita, a atleta do Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade da ilha Terceira, arrecadou dois títulos de campeã mundial no Campeonato do Mundo de Pista Coberta de Desporto Adaptado, que decorreu em finais de fevereiro em Torun, na Polónia.

Assim, Ana Margarida Filipe foi a primeira classificada no salto em altura, com um salto de 1,57 metros, que lhe valeu, também, o recorde nacional, conquistando, igualmente, o ouro para Portugal no triplo salto, com 11,83 metros, a melhor marca da temporada.

Confirmando, mais uma vez, o orgulho com que enche não só a ilha Terceira como todo o arquipélago dos Açores e o próprio país, Ana Margarida Filipe foi mais longe e trouxe também para Portugal, o segundo lugar no salto em comprimento, com o recorde pessoal de 5,43 metros, e nos 60 m barreiras.

As duas medalhas de ouro e as duas medalhas de prata conquistadas pela atleta terceirense no Campeonato do Mundo de Pista Coberta de Atletismo Adaptado VIRTUS, para atletas com deficiência intelectual, são apenas as mais recentes vitórias desportivas a acrescentar ao já longo palmarés de uma jovem que se entrega ao desporto de forma exemplar e com uma inegável capacidade.

Treinada por Ana Paula Costa, Ana Margarida Filipe já no final de 2019 conquistara quatro medalhas no INAS Global Games, disputados na Austrália, de onde trouxe a medalha de ouro na disciplina de salto em altura, medalhas de prata no triplo salto e nos 100 metros barreiras e uma de bronze no salto em comprimento.

E há um ano, no Campeonato da Europa de Atletismo de Pista Coberta, disputado na Turquia, a atleta da ACM arrecadou duas medalhas de ouro, nos 60 metros barreiras e no salto em altura, uma de prata no triplo salto e uma de bronze no salto em comprimento.

Campeã regional em diversas disciplinas e escalões etários, Ana Margarida Filipe tem representado a Região em competições nacionais, iniciando em 2015, no Campeonato do Mundo de Pista Coberta INAS, realizado na Rússia, as suas participações internacionais como membro da Seleção Nacional. Essa estreia internacional valeu à atleta terceirense duas medalhas de bronze.

Porque já é extenso o palmarés de Ana Margarida Filipe e porque já dele demos conta anteriormente, resta-nos apenas reiterar a indiscutível necessidade de incluir o desporto na vida de todas as crianças e incentivar a sua prática ao longo de toda a vida, na certeza da sua inegável mais-valia para o bem-estar, físico e mental de todos.

Porque o exemplo dado por Ana Margarida Filipe é digno de todo o nosso apreço, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no mês de junho de 2020, a aprovação de um Voto de Congratulação à atleta Ana Margarida Filipe pelas quatro medalhas conquistadas no Campeonato do Mundo de Pista Coberta de Desporto Adaptado, nomeadamente, pela conquista do título de campeã mundial nas disciplinas de salto em altura e de triplo salto.

Do presente voto de congratulação deverá ser dado conhecimento à atleta Ana Margarida Filipe, ao Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade da ilha Terceira, à sua treinadora Ana Paula Santos, à Secretaria Regional da Educação e Cultura e à Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s