Os parlamentares açorianos já haviam assinalado em janeiro a inscrição de verbas no Orçamento de Estado para esse mesmo fim

Deputados do PS/A congratulam avanço no radar meteorológico de Santa Bárbara

Os deputados do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República congratularam o avanço registado na instalação do Radar Meteorológico de Santa Bárbara, ilha Terceira, que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) será instalado ainda durante o mês de agosto, sendo que a sua exploração, em regime experimental, se iniciará em setembro.

Para Isabel Almeida Rodrigues, Lara Martinho e João Castro, “esta é uma excelente notícia. A atividade de vigilância e de monitorização meteorológica é indispensável à prestação de um serviço público que é essencial às populações, à atividade económica e à segurança das pessoas e bens”, sendo por isso com satisfação que tomaram conhecimento do andamento do projeto relativo a este radar.

Sublinhando a importância de instalação de radares meteorológicos na Região, os parlamentares açorianos já haviam assinalado em janeiro a inscrição de verbas no Orçamento de Estado para esse mesmo fim, sendo que, a par de outras propostas apresentadas, este sempre representou um compromisso fundamental para os Açores e para os Açorianos. Na ocasião, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, anunciou estar finalizado o concurso internacional relativo ao radar de Santa Bárbara, tendo o mesmo sido adjudicado a uma empresa da Finlândia, estando agora a aguardar o visto prévio do Tribunal de Contas.

Contudo, a situação vivida no âmbito da COVID-19 veio reforçar ainda mais a necessidade de uma rede de radares meteorológicos nos Açores, tal como afirmaram os deputados do PS/A, uma vez que, por via da redução substancial de voos aéreos, a Força Aérea Portuguesa, em colaboração com o IPMA, tiveram de realizar sondagens adicionais regulares na Base das Lajes.

De acordo com a informação agora avançada pelo IPMA o equipamento a instalar em Santa Bárbara deverá ser rececionado em meados de julho, na Praia da Vitória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s