Solidariedade. Nova realidade política corresponderá a novas respostas sociais

A deputada do PSD/Açores Vânia Ferreira afirmou ontem que “existe um estado de confiança, face às novas respostas que a nova realidade política poderá dar às carências sociais da Região”, afirmou.


 
Face a uma realidade “marcada por demasiadas desigualdades na distribuição de recursos e oportunidades, encontramo-nos nos últimos lugares ao nível da coesão económica e com o maior risco de pobreza a nível nacional”, frisou.
 
A social democrata destacou a intenção da coligação que agora governa os Açores “em pôr em prática uma estratégia de combate à pobreza e exclusão social, concertada e transversal, assumindo o compromisso de articular todas as áreas de governação, assim como a revitalização e operacionalização do Conselho Regional de Segurança Social dos Açores, com o objetivo de aprofundar o envolvimento das IPSS e Misericórdias no acompanhamento dessas políticas”, adiantou.
 
“O programa do XIII Governo dos Açores mostra uma vontade expressa de responder eficazmente ao envelhecimento demográfico, na tentativa de atenuar a preocupante tendência de despovoamento das nossas ilhas, mas também preocupação com o aumento da natalidade”, afirmou Vânia Ferreira.
 
“É assumida a criação de condições de desenvolvimento económico e de promoção da inclusão, social, laboral, e de competências pessoais e profissionais, com o objetivo de quebrar o ciclo da pobreza”, explica.
 
“E a redução do número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) deve acontecer pela inserção social e laboral dos muitos indivíduos que dele dependem, e que se encontram em idade ativa e com capacidade para trabalhar, incentivando-os a colaborar com a comunidade. E mais, reconhecendo as suas capacidades e contributos”, acrescentou.
 
“Vão desenvolver-se políticas de apoio à infância e jovens em risco, às vítimas de violência, às famílias disfuncionais, aos toxicodependentes, aos sem abrigo, repatriados e imigrantes, num papel decisivo e influente face à inclusão destes grupos tão vulneráveis”, sublinhou a deputada.
 
“Este governo está igualmente empenhado na criação e manutenção de postos de trabalho, no combate à precariedade e no aumento dos rendimentos dos açorianos, através do reforço e criação de um conjunto de medidas que visam exatamente o fomento do emprego e o combate à precariedade laboral”, garantiu a social democrata.
 
Para Vânia Ferreira, a Solidariedade Social deve ser entendida “como um conjunto de políticas sociais ativas, que impulsionem o desenvolvimento de uma Região. Este governo reconhece que será possível construir uma sociedade mais justa, e minimizar os níveis de pobreza e exclusão social existentes nos Açores”, concluiu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s