Aprovação de Programa do Governo abre “tempo novo” na história dos Açores

O líder parlamentar do PSD/Açores, Pedro do Nascimento Cabral, afirmou hoje que a aprovação do Programa do Governo Regional abre um “tempo novo” na história da Região, com uma governação apostada em “devolver aos açorianos a esperança”.

“Nas eleições legislativas regionais, o povo dos Açores decidiu que estava na altura de inaugurar um tempo novo. Um tempo político sem maiorias parlamentares de um só partido, que impossibilitasse que o Governo Regional assumisse os destinos da Região Autónoma dos Açores sem prestar as devidas e pormenorizadas contas”, afirmou na Assembleia Legislativa dos Açores.

O presidente da bancada social-democrata, que falava no encerramento do debate do Programa do XIII Governo Regional, destacou que o documento contém “um conjunto de valores de vocação personalista, de pendor reformador e adepto da liberdade de iniciativa privada na economia”.

“O Programa de Governo defende o mérito e a capacidade de afirmação pessoal e social. Este é um contrato de governação para os Açores assente na libertação da iniciativa económica, na promoção de um desenvolvimento sustentável, na valorização da iniciativa privada, na garantia das liberdades individuais, no respeito pela pessoa humana, na dignificação do trabalho, numa ética de responsabilidade social e política, numa nova cidadania promotora duma sociedade mais inclusiva”, disse.

Pedro do Nascimento Cabral salientou que o modelo de desenvolvimento sustentável que o novo Governo Regional preconiza para os Açores “aposta na valorização dos recursos de cada uma das nossas Ilhas e no princípio do desenvolvimento harmónico de toda a Região Autónoma, promovendo a sua coesão social e territorial, que apoiamos com convicção”.

“Precisamos de uns Açores fortes, mas que não se substitua às pessoas nem às iniciativas da sociedade. Por isso, o Programa de Governo servirá, igualmente, de referência para a nossa ação fiscalizadora, que em circunstância alguma abdicaremos de exercer à atuação do novo Governo Regional. Assumimos aqui este compromisso com o povo dos Açores”, frisou.

Segundo o líder parlamentar do PSD/Açores, o novo executivo açoriano “irá trabalhar para responder aos desafios que os Açores atualmente enfrentam e devolver aos açorianos a esperança de conhecer melhores condições de vida”.

O social-democrata sublinhou as “plataformas de entendimento” estabelecidas entre os diferentes partidos que conduziram à viabilização do novo Governo Regional dos Açores, através de uma coligação entre PSD, CDS e PPM e com acordos de incidência parlamentar com Chega e Iniciativa Liberal.

“Cumpre enaltecer todos os presidentes dos partidos políticos que procuraram estabelecer plataformas de entendimento, que conduzissem à formação de um Executivo assente numa vontade maioritária do Parlamento dos Açores”, referiu.

Pedro do Nascimento Cabral destacou ainda a “humildade democrática” demonstrada pelo Presidente do Governo Regional e do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, durante as negociações que conduziram à formação do novo executivo, bem como o desempenho fundamental dos líderes do CDS-PP e PPM.

“A sua humildade democrática – que é característica intrínseca da sua personalidade como homem – ao reconhecer precisamente o desempenho fundamental dos presidentes do CDS-PP, Artur Lima, e do PPM, Paulo Estevão, na formação do atual executivo sob a sua liderança, faz com que não hesite em proclamar, nas mais diversas circunstâncias, mesmo partidárias, que ‘este Governo Regional não é do PSD, mas sim dos Açores, para os Açores e constituído para estar ao lado de todos os açorianos”, afirmou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s