De acordo com a deputada do PSD/Açores, “o TdC foi bem claro quando frisou que os recursos financeiros que o Governo Regional do PS afetou aos municípios não foram distribuídos de forma equitativa”

Dados oficiais confirmam “tratamento discriminatório” do governo do PS às autarquias

A deputada do PSD/Açores Sabrina Furtado afirmou hoje, na sequência da resposta a um requerimento, que os dados oficiais confirmam que o anterior Governo Regional praticou um “tratamento discriminatório” nas transferências financeiras para as autarquias, “privilegiando câmaras municipais e juntas de freguesia socialistas”.

A parlamentar falava após receber a resposta da atual tutela ao requerimento em que a social-democrata solicitou “informação detalhada sobre os critérios das transferências financeiras feitas pelo anterior Governo Regional para as 19 Câmaras Municipais e 155 Juntas de Freguesia dos Açores, entre 2016 e 2020”.

“Confirma-se o que diziam os pareceres do Tribunal de Contas (TdC) sobre as Contas da Região naquele período em que, por exemplo em 2017, 14 dos 19 municípios açorianos receberam menos do que lhes caberia numa repartição equitativa dos recursos disponíveis”, afirmou.

Segundo Sabrina Furtado, “os dados oficiais confirmam que houve um privilégio claro das câmaras municipais geridas pelos PS, tendo mesmo havido quatro municípios que não receberam, diretamente, qualquer verba do Orçamento Regional”.

“Em contrapartida, dois dos 19 municípios açorianos absorveram metade das verbas durante a anterior governação”, referiu.

De acordo com a deputada do PSD/Açores, “o TdC foi bem claro quando frisou que os recursos financeiros que o Governo Regional do PS afetou aos municípios não foram distribuídos de forma equitativa”.

No que diz respeito às juntas de freguesia, dos 2,3 milhões de euros transferidos pelo anterior Governo Regional entre 2016 e 2020, “cerca de 31% foram concentrados em cinco das 155 freguesias açorianas, sendo que seis freguesias não obtiveram qualquer transferência do Orçamento da Região”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s