O bispo de Angra disse aos padres da Vigararia do Ocidente – Ilhas do Faial, do Pico, das Flores e do Corvo – que é preciso aprender a “linguagem da pobreza”

Bispo DE ANGRA incentiva clero a aprender «a linguagem da pobreza»

Na Missa de renovação das promessas sacerdotais, D. João Lavrador lembrou que diocese está convocada a refletir sobre «a missão evangelizadora»

O bispo de Angra disse aos padres da Vigararia do Ocidente – Ilhas do Faial, do Pico, das Flores e do Corvo – que é preciso aprender a “linguagem da pobreza”, porque a “Boa Nova é anunciada aos pobres”.

“Há uma linguagem dos pobres e esta só se aprende no despojamento, no abandonar-se e na experiência da austeridade, da simplicidade e ascese”, disse D. João Lavrador nas promessas sacerdotais do clero, esta terça-feira, na igreja matriz da Horta.

Na homilia enviada à Agência ECCLESIA, o bispo de Angra indicou que só a partir da conversão pessoal e em presbitério se pode “sonhar” em traduzir a mensagem profética de proclamar a Boa Nova aos pobres na realidade concreta do mundo.

“É tempo de conversão, de renovação, de nos questionarmos sobre o que somos e como somos, alterar comportamentos e modos de vida. Só em sintonia com o Evangelho responderemos às exigências da evangelização dos pobres, dos excluídos, dos prisioneiros e marginalizados”, desenvolveu.

O responsável preside hoje à Missa Crismal, com os padres da ilha Terceira, às 20h00 locais, na Sé de Angra.

O bispo da diocese açoriana lembrou, que no contexto da caminhada sinodal, as comunidades, grupos, movimentos e instituições estão convocados para a “reflexão sobre a missão evangelizadora” no mundo hoje.

No final da homilia, D. João Lavrador disse aos sacerdotes que são chamados a acolher, a defender e acompanhar “todos os que têm necessidade de cuidado e de ajuda” como São José.

O bispo de Angra vai presidir às celebrações do Tríduo Pascal e domingo de Páscoa na Sé, com a participação de fiéis e transmissão online e pelos meios de comunicação social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s