“E ser diferente para melhor é haver mais investimento na formação nos cursos de pescadores nos arrais para mestres entre outros fazendo parcerias com as escolas profissionais por exemplo”, avançou Jaime Vieira 

Pescas. Novo governo açoriano reconhece a importância de uma atividade essencial


 
O deputado do PSD/Açores Jaime Vieira congratulou-se ontem pelo facto do novo governo regional “reconhecer a importância de um setor como as pescas, que são uma atividade essencial para a economia do arquipélago”, referiu.
 
Na discussão do Plano e Orçamento para 2021, o vice-presidente da bancada social democrata disse tratar-se “de um setor que merece uma atenção especial, coisa que muitas vezes não aconteceu em governos e orçamentos anteriores”, frisou.
 
“Com o novo executivo regional, não temos dúvidas de que as pescas deixarão de ser o parente pobre da governação, transformando-se num setor mais pujante, mais justo, e onde ser pescador volte a ser uma profissão de futuro”, afirmou o parlamentar.
 
Sobre as medidas oficiais previstas, “podemos constatar um aumento de verbas para as pescas, representando um reconhecimento da importância do setor para a economia da Região”, havendo um cuidado “em ser diferente para melhor, em prometer só o que se pode cumprir”, garantiu.
 
“E ser diferente para melhor é haver mais investimento na formação, nos cursos de pescadores, nos arrais para mestres, entre outros, fazendo parcerias com as escolas profissionais, por exemplo”, avançou.
 
“Ser diferente para melhor é fazer com que apoios como o Fundopesca ou outros excecionais sejam mais justos e céleres, e com valor acrescentado, como já aconteceu com este governo, que atribuiu o dobro dos habituais 350 euros, numa altura que os pescadores mais precisavam”, explicou.
 
“E será ainda garantir que os pescadores das Ilhas sem gateway tenham ligações aéreas para escoamento do pescado e atempada chegada ao destino final no mais curto espaço de tempo. Esses são constrangimentos que levam à perda de valor por quilo de pescado, na aquisição em lota”, acrescentou Jaime Vieira.
 
O deputado sublinhou ainda a necessidade “de dotar os portos dos Açores de melhores condições de operacionalidade, outro problema deixado pelo anterior governo, que se espera ver resolvido”, disse.
 
“O problema maior é que, nas maiorias absolutas do PS, os seus governantes pensavam que eram donos da verdade, que só eles conheciam a realidade do mundo das pescas, não ligando aos alertas que, insistentemente, o PSD e outros levaram a cabo”, vincou o social democrata.
 
Jaime Vieira defendeu que “é preciso acabar com as incertezas nas pescas açorianas”, havendo desafios “que são reais, e que são difíceis, mas não vamos fingir que eles não existem. Vamos sim enfrentá-los e lutar para que a vida dos nossos pescadores seja melhor”, concluiu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s