O espetáculo gravado no Auditório do Ramo Grande na Praia da Vitória assinalará a efeméride do 25 de Abril

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove, no âmbito da Temporada Cultural 2021, no dia 24 de abril, sábado, o concerto “Cantar a Liberdade”, com emissão a partir das 20h30, na RTP Açores, e a transmissão no domingo, às 18h00, através da página de Facebook da DRC (www.facebook.com/culturacores).

O espetáculo, gravado no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, assinalará a efeméride do 25 de Abril, e será interpretado por Antero Ávila no baixo elétrico, João Leonardo na voz e guitarra acústica, Miguel Ávila nas percussões, Roberto Rosa nos trompetes e voz e Rui Pacheco na guitarra elétrica.

“A música surge como um elemento coletivo de afirmação, mobilização e união. Nos diferentes períodos históricos e, nomeadamente, no 25 de Abril de 1974, a canção aparece como um protesto social musicado, mas também um manifesto estético, que galvaniza e transcende, frequentemente, o próprio momento a que se reporta, adquirindo o estatuto de verdadeiro hino que se tatua na identidade de um povo”, é dito pelo conjunto.

Nesse sentido, o concerto “Cantar a Liberdade” contará com um repertório com música de intervenção que transmitirá “fielmente, o espírito de uma época revolucionária, sendo testemunho, por um lado, de uma época opressiva, mas, por outro, que inspirou muitos artistas a criarem”.

José Afonso, Vitorino Salomé, Jorge Palma, Sérgio Godinho, serão alguns dos nomes interpretados.

Antero Ávila, natural do Pico, formado pelo Conservatório Nacional de Lisboa, pela Escola Superior de Música de Lisboa, com Licenciatura em Composição, é professor de Análises e Técnicas de Composição e Acústica no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.

O professor possui ainda um extenso currículo em projetos musicais, dividindo a sua atividade profissional com a de compositor, maestro e instrumentista, sendo autor de várias obras para coro e orquestra, música de câmara e banda sinfónica.

João Pedro Leonardo, que assume o nome artístico “João da Ilha”, natural da ilha Terceira, cruza a música tradicional com correntes contemporâneas da música popular, com inspiração atlântica.

Após 20 anos de carreira desenvolvida em Setúbal, regressou em 2019 à sua ilha de origem, tendo já editado três álbuns e dois EP.

Miguel Ávila, igualmente nascido na ilha Terceira, é filho do compositor Antero Ávila, frequenta Percussão no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, sendo atualmente percussionista na Orquestra de Sopros da Ilha Terceira.

Roberto Rosa, natural de São Jorge, iniciou a sua jornada musical na Filarmónica União Popular da Ribeira Seca, completando estudos no Conservatório de Angra do Heroísmo, além de ter frequentado várias ações de formação e integrar projetos musicais de referência como a Orquestra AngraJazz, o Lava Brass Quintet, o BRUMA Project e a Orquestra de Sopros da Ilha Terceira, da qual é presidente e fundador, além de ser diretor artístico do Orfeão da Praia da Vitória.

Rui Pacheco, guitarrista oriundo da Praia da Vitória, assenta a suas qualidades artísticas numa formação autodidata. O seu percurso musical tem passado por diversos projetos, de vários estilos, que o tornam num guitarrista eclético.

A Temporada Cultural 2021, promovida pela DRC, divulgará semanalmente a realização de um evento em formato digital, enquanto vigorarem medidas restritivas devido à covid-19, em todas as ilhas dos Açores.

Iniciada no passado dia 17 de abril, com o concerto “Momentos”, no qual atuaram os músicos Maria e Luís Bettencourt, gravado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, a Temporada contemplará, além da música clássica, erudita e popular, as artes performativas e cénicas.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s