O espólio do Município de Ponta Delgada está devidamente documentado e valorizado no Centro Natália Correia

Maria José Lemos Duarte destaca importância do livro e da leitura para a transformação e a coesão social

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destacou hoje a importância do livro e da leitura para a transformação e a coesão social. Maria José Lemos Duarte falava na sessão de entrega formal da biblioteca doada pelo Grupo Nova Gráfica/José Ernesto Rezendes ao concelho de Ponta Delgada, precisamente no Dia Mundial do Livro.

“Os livros doados a Ponta Delgada enriquecem o concelho na medida em que constituem um estímulo à leitura. Tenho dito, e reafirmo, que o livro e a leitura dão um contributo inigualável para o desenvolvimento pessoal e humano. A formação, formal e informal, é essencial para a transformação das sociedades e para a coesão social”, defendeu.

A biblioteca doada pelo Grupo Nova Gráfica/José Ernesto Rezendes é composta por 3322 livros, incluindo todos os livros publicados pela Publiçor/Letras Lavadas, com atualização ao ritmo das novas edições, além de 56 livros em formato de edição especial, com soluções gráficas distinguidas com prestigiados prémios nacionais e internacionais.

Maria José Lemos Duarte sublinhou que a doação do grupo empresarial, sediado na Fajã de Baixo, “honra o Município de Ponta Delgada” e “constitui um bom exemplo da salutar e necessária lógica de complementaridade entre o poder público e o setor privado para a garantia do acesso dos munícipes, independentemente do recursos, à Cultura”.

“É efetivo e inestimável o contributo que o Grupo Nova Gráfica, nos seus mais de 30 anos de atividade, tem dado não só para a valorização do livro na sua componente gráfica e material, mas também enquanto conteúdo e ideia que afirma a produção literária e poética dos nossos autores, que estimula a leitura e que valoriza a Língua Portuguesa”, afirmou.

A Presidente da Câmara agradeceu, por isso, ao empresário José Ernesto Rezendes, presente na cerimónia com a família, “a valiosíssima partilha com a cidade, com o concelho e com os munícipes de Ponta Delgada” instalada no Centro Natália Correia.

A nova biblioteca está agrupada no Fundo Grupo Nova Gráfica/José Ernesto Rezendes, alocado ao Fundo de Reservas Municipais onde estão todas as ofertas protocolares e doações ao Município, na origem das quais está, por exemplo, o Fundo Teatro Popular da Fajã de Baixo, o Fundo Fátima Sequeira Dias ou o Fundo José de Almeida Mello.

O espólio do Município de Ponta Delgada está devidamente documentado e valorizado no Centro Natália Correia, que acolhe desde 2017 o Centro de Reservas Municipais .

Maria José Lemos Duarte acredita que o novo Fundo Grupo Nova Gráfica/José Ernesto Rezendes “reforça o Centro Natália Correia como um espaço de afirmação cultural de Ponta Delgada e de disseminação do conhecimento e da nossa memória coletiva”.

A Presidente da Câmara agradeceu ainda aos colaboradores da autarquia envolvidos na organização do Fundo, onde se incluem edições especiais concebidas para oferecer a diferentes personalidades das mais variadas, como Presidentes da República Portuguesa ou o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s