O parlamentar falava após uma visita dos deputados do PSD/Açores ao Porto de Pescas de Rabo de Peixe

Jaime Vieira propõe apoio extraordinário à redução de rendimentos na pesca profissional

O deputado do PSD/Açores Jaime Vieira anunciou hoje a apresentação, no Parlamento, de uma iniciativa legislativa para criar um apoio extraordinário à redução de rendimentos na pesca profissional, de forma a apoiar as comunidades piscatórias mais afetadas pela pandemia.

“Com esta iniciativa queremos, acima de tudo, trazer justiça ao setor das Pescas, porque a vida dos pescadores não tem sido nada fácil. Iremos apresentar um projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional a criação de um apoio extraordinário à redução de rendimentos na pesca profissional, a atribuir nas localidades mais atingidas pela pandemia da COVID-19”, afirmou o social-democrata.

O parlamentar, que falava após uma visita dos deputados do PSD/Açores ao Porto de Pescas de Rabo de Peixe, alertou para as dificuldades que atravessa o setor, dando como exemplo a situação dos profissionais que se dedicam à pesca da lula, cujas capturas “são cada vez mais reduzidas”.

“Os chamados ‘luleiros’ estão a atravessar um momento muito difícil, pois a captura da lula é cada vez menor. Chegam aqui ao Porto de Rabo de Peixe embarcações que apenas pescaram 10 a 20 quilos de lula, o que é manifestamente pouco em termos de rendimento”, sublinhou.

Jaime Vieira alertou igualmente para os problemas que enfrentam os pescadores que se dedicam à captura de chicharro, que “também estão a passar por uma situação difícil”.

“Os ‘chicharreiros’ também passam por muitas dificuldades, porque as últimas embarcações a chegarem à lota já não conseguem escoar o seu peixe. Após uma noite árdua de trabalho, estes pescadores não conseguem o rendimento necessário para as suas famílias. Muitas vezes nem sequer conseguem leiloar nenhum pescado”, frisou.

Para o deputado do PSD/Açores, “há que criar este apoio extraordinário aos pescadores, que permitirá compensar parte da quebra de rendimento registada neste setor”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s