Os deputados do CDS-PP enalteceram o empenho da ARCOA no seu trabalho tradicionalmente direcionado para a criação de animais de carne

Santa Maria é um bom exemplo na diversificação agrícola, afirmam deputados do CDS-PP

Terminaram nesta quarta-feira as Jornadas Parlamentares do CDS-PP, decorridas na ilha de Santa Maria. “Uma das conclusões que tiramos destes dias é que Santa Maria é um bom exemplo na diversificação agrícola”, afirmou a Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, à saída de uma reunião com a Direção da ARCOA – Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores, sediada no município da Vila do Porto.


Os deputados do CDS-PP enalteceram “o empenho da ARCOA, que além do seu trabalho tradicionalmente direcionado para a criação de animais de carne, mais recentemente desenvolveu a produção de queijo de ovelha, o que é diferenciador na Região, com grande potencial de incremento na economia da ilha de Santa Maria”.


O CDS-PP defende que “a diversificação agrícola nas diversas ilhas é um elemento chave no desenvolvimento de todas” e tal resulta da “dinâmica e espírito empreendedor dos próprios produtores, que não baixam os braços e avançam com produtos inovadores, frequentemente para compensar a sazonalidade de certas culturas, permitindo-lhes assim manter postos de trabalho durante todo o ano e apostando na especialização”.


“Importa também apostar na divulgação destes produtos, salientando aquilo que têm de diferenciador”, afirmou Catarina Cabeceiras, exemplificando que “a meloa produzida em Santa Maria é reconhecida como um produto de elevada qualidade, que além do mais possui características únicas como uma grande riqueza em minerais e um elevado teor de vitamina C”.


O Grupo Parlamentar do CDS-PP considera, portanto, “fundamental que existam na Região cada vez mais produtos diferenciadores e de qualidade, em função daquelas que são as qualidades edafoclimáticas e de relevo de cada uma das nossas ilhas”. Politicamente, é crucial que se garanta “uma rede de transportes eficaz, quer marítimos, quer aéreos, com regularidade e previsibilidade, conforme o CDS-PP tem defendido desde há muito, pois é disso que os nossos produtores mais precisam, como as reuniões que tivemos nestas Jornadas Parlamentares vieram confirmar”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s