Os deputados do PSD no Parlamento Europeu estão satisfeitos com o desfecho das negociações da reforma da PAC para os agricultores dos Açores e Madeira

EURODEPUTADOS DO PSD SATISFEITOS COM A MANUTENÇÃO DO POSEI PELA VIA COMUNITÁRIA

 

 

 

Os deputados do PSD no Parlamento Europeu estão satisfeitos com o desfecho das negociações da reforma da Política Agrícola Comum para os agricultores das Regiões Ultraperiféricas, Açores e Madeira. 

 

Álvaro Amaro, membro da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural no Parlamento Europeu, avança que, “depois da confirmação do acordo interinstitucional que permitirá manter os atuais valores do POSEI a partir de 2023, obtivemos agora a certeza de que estes montantes não sairão dos envelopes destinados aos Estados-Membros com RUP, tal como havíamos defendido”.

 

O Eurodeputado social-democrata, no seguimento do trabalho desenvolvido pelo PSD junto das instituições europeias, relembrou que “as negociações foram longas e confusas, com muitos avanços e recuos, que causaram uma enorme insegurança e instabilidade aos agricultores destas Regiões, o que não se deve voltar a repetir. Felizmente o desfecho foi positivo, pois perante o anúncio inicial do corte de verbas, conseguiu-se a manutenção pela via do orçamento comunitário, não abrindo aqui precedentes, visto que discriminar positivamente os agricultores das RUP é um dever da União Europeia, tal como previsto nos Tratados”

 

Para a Eurodeputada madeirense, Cláudia Monteiro de Aguiar, “atendendo às especificidades das Regiões Ultraperiféricas, era da mais elementar justiça que os montantes do POSEI continuassem alocados ao orçamento da Europa, como defendido pelo Parlamento Europeu, não sobrecarregando o envelope de Portugal. É uma vitória da resiliência numa negociação por etapas, inicialmente evitando-se cortes e, posteriormente, salvaguardando-se a proveniência dessas verbas pelo orçamento da União“.

 

“Foi o resultado de um trabalho intenso de negociação e permanente articulação com as organizações representativas do setor, com os governos regionais e com as estruturas regionais do PSD, que mereceu a nível europeu o empenho de todos os deputados da delegação do PSD no Parlamento. O que muito me orgulha”, finalizou Álvaro Amaro.

 

Prevê-se a confirmação do acordo pelos co-legisladores, Parlamento Europeu e Conselho Europeu, até outubro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s