A proposta social democrata visa promover a mobilidade laboral nas várias ilhas

Emprego. Bruno Belo anuncia iniciativa legislativa para combater despovoamento


 
O deputado do PSD/Açores Bruno Belo alertou para a urgência em combater o despovoamento no arquipélago, anunciando uma iniciativa parlamentar para corrigir os desequilíbrios do mercado de trabalho nas ilhas mais afetadas por essa realidade.
 
A proposta social democrata visa promover “a mobilidade laboral nas várias ilhas, debelando desequilíbrios do mercado de trabalho onde a demografia evidencia maiores fragilidades, a par de uma correta inserção socioprofissional”, explicou.
 
“Trata-se de uma solução destinada a desempregados inscritos na Agência de Qualificação e Emprego e outros residentes desempregados, mas não inscritos nas Agências, desde que devidamente comprovada a sua situação de desemprego”, acrescentou Bruno Belo, numa declaração política apresentada à ALRAA.
 
O deputado social democrata recordou mesmo o primeiro recenseamento feito em Portugal, em 1864, “quando o Corvo tinha 883 pessoas, sendo que agora tem aproximadamente 400. Ou a Ilha das Flores, que já teve 10 mil 508 pessoas e agora tem aproximadamente 3700”, disse.
 
Para o parlamentar, a demografia das nossas ilhas constitui, porventura, “um dos maiores e mais duradouros desafios para todos. E esse é um problema que os 45 anos de autonomia, e temos de o reconhecer, não resolveram pelo que deve haver uma ação política determinada e consequente”, defendeu.
 
Bruno Belo alertou que as consequências do despovoamento “vão além do abandono de pequenas localidades”, afetando também “o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas”, numa problemática que deve ser tratada “visando um desenvolvimento sustentável, pois é fundamental haver um equilíbrio entre os ambientes urbanos e rurais”, frisou.
 
“É preciso realizar um trabalho consciente para impedir o contínuo, e por enquanto inevitável, despovoamento rural, mesmo se o foco não pode estar somente nas zonas pouco habitadas e fadadas a desaparecer, pois os povoados maiores ou as vilas menores também estão a perder habitantes”, disse.
 
Salientando o capital humano como “fator determinante para o bem-estar e progresso das sociedades”, Bruno Belo deu como exemplo dessas perdas “os municípios das ilhas mais pequenas, mas também os municípios do Nordeste e Povoação, em São Miguel, cujas consequências do despovoamento afetam a sociedade de forma transversal”.
 
Assim, a proposta do PSD/Açores aposta “na diversificação dos setores económicos, porque é preciso ir além da agricultura como meio de subsistência para revitalizar determinada área. Mas a sem que exploração agrícola deixe de ser recuperada, mas tendo em vista aumentar a diversidade para atrair empresas e trabalhadores”.
 
“As melhorias tecnológicas também vão permitir a utilização de tecnologia de forma fiável”, afirmou o deputado, para quem “é possível atrair pessoas que trabalham remotamente e estejam em busca de um ambiente mais saudável e tranquilo que o das grandes cidades grandes”, avançou.
 
“Este nosso alerta não visa criticar este ou aquele governo, mas sim consciencializar e convidar todos os partidos e agentes políticos a desenvolver políticas para atingirmos a sustentabilidade económica, social e demográfica”, numa lógica em que “o governo e este parlamento devem ser parceiros estratégicos dos municípios e das freguesias”, disse ainda Bruno Belo.
 
“É urgente desenvolver projetos que evitem o despovoamento e incentivem a fixação de pessoas em zonas onde o número de habitantes reduziu muito, e que geralmente têm uma população com idade média muito elevada”, concluiu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s