Álvaro Amaro defendeu que é preciso que a Comissão repense as metas da Estratégia no setor agricola

Álvaro Amaro entende que o relatório não deveria ter sido aprovado sem que houvesse uma apreciação prévia, objetiva e científica, do verdadeiro impacto da Estratégia no setor agrícola e nos preços dos produtos.

Os dados apresentados nos quatro estudos publicados, até à data sobre esta Estratégia,  apontam para impactos verdadeiramente alarmantes, como, por exemplo, a redução da produção na Europa, uma forte subida dos preços dos produtos agrícolas e o aumento da dependência do estrangeiro para um grande número de produtos agrícolas.


Para o eurodeputado do PSD não há razões, nem argumento, para explicar a aprovação de uma estratégia desta importância, que não assenta e muito menos respeita os estudos que lhe deviam servir de base. Segundo Álvaro Amaro “sem o apoio dos agricultores, e sem o respaldo da ciência, a Estratégia encontra-se condenada à partida”.


No debate sobre o tema, Álvaro Amaro defendeu que é preciso que a Comissão repense as metas da Estratégia, de forma a termos objetivos alcançáveis e que não coloquem em causa a produção europeia, que respeita os mais elevados padrões de qualidade, segurança e proteção ambiental.


O social-democrata defende que não faz sentido reduzir a produção de alimentos dentro da União Europeia, sob o pretexto de limitar os danos ambientais, exportando, depois, essa mesma produção de alimentos para outras zonas do globo – onde os custos ambientais são ainda mais elevados e o impacto no ambiente é, proporcionalmente, muito maior.
Álvaro Amaro afirmou que nunca estará contra a promoção das melhores práticas com vista a aperfeiçoar a cadeia alimentar, “isto é óbvio e os agricultores também querem ser agentes dessas mudanças”, afirma.


Citando o eurodeputado esta estratégia, agora aprovada, é mais ideológica e menos realista. Aponta novos caminhos, mas não diz como, nem quando. Cá estaremos para, atentamente, olharmos para as iniciativas legislativas que ocorrerão no futuro. Para já o sinal é errado e por isso votei contra”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s