Ana Quental afirmou que a verba destinada ao SRS “supera largamente” os montantes previstos para a Saude

Verba para Serviço Regional de Saúde em 2022 supera Orçamentos do Partido Socialista

A deputada do PSD/Açores Ana Quental afirmou hoje que a verba destinada ao Serviço Regional de Saúde, segundo a proposta de Orçamento da Região para 2022, “supera largamente” os montantes previstos para o setor em todos os Orçamentos dos governos socialistas.

“O atual Governo Regional dos Açores concretizou um momento de viragem no financiamento do Serviço Regional de Saúde. Após décadas de constante subfinanciamento dos hospitais e centros de saúde, os montantes para o setor foram claramente reforçados por este Executivo e superam largamente todos os Orçamentos dos governos do Partido Socialista”, disse.

A parlamentar social-democrata lembrou que, entre 2013 e 2019, os montantes destinados ao Serviço Regional de Saúde “nunca superaram os 304 milhões de euros anuais, o que é substancialmente inferior à verba inscrita na proposta de Orçamento da Região para 2022, que é de 364 milhões de euros”.

“No ano de 2020, cuja dotação orçamental inicial era de apenas 275 milhões de euros, o anterior governo procedeu, devido à pandemia, a uma revisão para 357 milhões, o que é inferior ao que o atual Executivo propõe para 2022. Em suma, nenhum governo investiu tanto na Saúde dos açorianos como o da coligação PSD/CDS-PP/PPM”, disse.

Ana Quental acrescentou que, desde que o atual Governo tomou posse, “tem-se verificado uma retoma da atividade assistencial, nomeadamente na recuperação das listas de espera para cirurgia, graças a uma redução de 6,1% no número de utentes em espera”.

“Quando o Partido Socialista era Governo havia menos investimento na Saúde, o que se traduzia, por exemplo, em mais de 12.000 açorianos em lista de espera por uma cirurgia. Mas com o desinvestimento dos governos socialistas no setor nunca se preocupou o senhor deputado Tiago Lopes. Aliás, pelo contrário, o senhor deputado Tiago Lopes foi cúmplice do subfinanciamento do Serviço Regional de Saúde”, concluiu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s