Sandra Dias Faria preside à Comissão de Inquérito à Operacionalização das Agendas Mobilizadoras

A instalação da Comissão de Inquérito à Operacionalização das Agendas Mobilizadoras realizou-se esta sexta-feira na sede da Assembleia Legislativa dos Açores. Sandra Dias Faria, deputada do PS/Açores foi eleita, por larga maioria, para presidir à Comissão que terá como relator o deputado Carlos Silva. Andreia Cardoso e Francisco César são os deputados indicados pelo GPPS/Açores para participar na Comissão que visa “garantir o cabal esclarecimento das dúvidas em torno da distribuição de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, através das Agendas Mobilizadoras”.

A iniciativa para criação da Comissão foi subscrita por cinco deputados – Vasco Cordeiro (PS); Sandra Dias Faria (PS); António Lima (BE); Nuno Barata (IL) e Pedro Neves (PAN) -, e aprovada na sessão legislativa de outubro. “O objeto desta Comissão de Inquérito é o cabal esclarecimento e determinação da forma como se processou a elaboração das Agendas Mobilizadoras, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente quanto ao cumprimento, por todos os intervenientes, dos princípios da transparência, da imparcialidade, da legalidade e da igualdade dos potenciais beneficiários no acesso às mesmas”, lê-se no despacho de constituição da Comissão.

As Agendas Mobilizadoras, elaboradas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, disponibilizam para os Açores mais de 3 mil milhões de euros, um significativo montante de verbas, para a recuperação dos efeitos sociais e económicos da pandemia de COVID-19. Na altura, foram públicas as suspeitas e dúvidas em relação quer à forma como foi conduzido o processo de elaboração dessas Agendas, quer à intervenção do Governo Regional e quer em relação à escolha das empresas que iriam beneficiar dessas verbas.

Em resposta aos jornalistas, Sandra Dias Faria adiantou que os próximos passos passam por “diligenciar para que se possam marcar, o mais rápido possível as próximas reuniões da Comissão, definir o regimento e a metodologia de trabalho que será desenvolvida para que se possam esclarecer todas as questões que esta comissão tem como missão esclarecer”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s