Presidente do Governo defende aprofundamento de literacia para a Saúde

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, saudou hoje novamente o trabalho de todos os profissionais de Saúde da Região, defendendo ainda um aprofundamento da literacia sobre o tema de modo a melhor prevenir doenças.

De uma forma “pedagógicas e persistente”, sublinhou, é necessário fazer essa sensibilização para a literacia na Saúde junto da população, de modo a prevenir doenças e “evitar a necessidade de tratamento”.

José Manuel Bolieiro falava Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), de Ponta Delgada, numa cerimónia a propósito de uma exposição atualmente patente na unidade sobre a insulina, tendo o governante dado o exemplo da diabetes como uma das doenças que deve ser prevenida com comportamentos, alimentares ou desportivos, saudáveis.

Neste campo, o Presidente do Governo demonstrou abertura, respondendo a um repto dos profissionais de Saúde, para que avance um estudo sobre real dimensão da diabetes nos Açores.

José Manuel Bolieiro lembrou ainda o trabalho do XIII Governo dos Açores na valorização das carreiras destes profissionais – que “dão de si sem pensar em si” – a quem o Executivo “está grato e reconhecido”.

Presente na sessão no HDES esteve também o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, que lembrou os “grandes ganhos para a vida e saúde das pessoas” que a insulina veio trazer, há cem anos.

Depois, o Secretário Regional deixou uma palavra a todos os profissionais que, diariamente, “concretizam a descoberta” de então e garantem melhor qualidade de vida aos doentes.

A exposição “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” vai até aos Açores, à Ilha de São Miguel, onde ficará patente no Hospital Divino Espírito Santo, na cidade de Ponta Delgada, de 11 a 27 de dezembro de 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s