Câmara Municipal de Ponta Delgada mantém-se como entidade parceira e subscritora da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores

A Câmara Municipal de Ponta Delgada mantém-se como entidade parceira e subscritora da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, que este ano assume novos contornos com compromissos diferenciados para as autarquias e para várias entidades do Governo Regional dos Açores.

O executivo presidido por Pedro Nascimento Cabral manteve recentemente uma reunião com o Governo Regional dos Açores no âmbito da subscrição do Município à Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, durante a qual assumiu vários compromissos, nomeadamente, a implementação do Relatório anual de sustentabilidade, a adesão e participação ativa na plataforma ODS Local e a escolha de um conjunto de propostas ou a definir de acordo com as orientações do programa da autarquia.

Trata-se de um processo que resulta do um compromisso assumido pela Câmara Municipal enquanto uma das primeiras entidades subscritoras da Cartilha, em 2017, com o objetivo de garantir a sustentabilidade.

A partir do referido ano, foram assumidos, concretizados e validados pela autarquia de Ponta Delgada projetos como o reforço da frota elétrica através da aquisição três viaturas elétricas, duas ligeiras de passageiros para o executivo e uma ligeira de mercadorias; formação específica em gestão de sustentabilidade ao Vereador que tutela o Ambiente e a um dirigente da área orgânica com competência nesta mesma área; sessão formativa ao anterior executivo; proibição do  do uso águas engarrafadas nos edifícios dos Paços do Concelho, nas reuniões de Câmara e nas Assembleias Municipais.

Em setembro de 2021 realizou-se uma consultadoria de renovação da subscrição do Município na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.

Nesta consultadoria foram prestados alguns esclarecimentos com o objetivo de inteirar elementos da Divisão de Desenvolvimento Social, da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, da Divisão do Parque de Máquinas, do Turismo, da Unidade Orgânica de Património Cultural, da divisão de Gestão Financeira e da Sub Unidade Orgânica de Recursos Humanos relativamente ao processo.

No quadro estratégico da Região para o próximo biénio a Câmara Municipal, enquanto entidade subscritora, vai delinear novos compromissos a serem incluídos na Cartilha, tendo em conta a elaboração de um dossier de sustentabilidade, no qual constará áreas como Ambiente, Social, Cultural, Económica, Mobilidade.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Ponta Delgada enquanto entidade subscritora da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores foi distinguida e recebeu um distintivo do Açores Destination management organizations (DMO) no dia 27 de setembro de 2021 (Dia Mundial do Turismo).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s