António Lima salientou que a “invasão imperialista” iniciada por Vladimir Putin é “uma agressão inaceitável a um estado soberano e ao seu povo”

Bloco de Esquerda condena invasão da Rússia à Ucrânia

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda subscreveu, em conjunto com todos os partidos representados no parlamento dos Açores, uma resolução que condena a invasão militar da Rússia à Ucrânia, que apela à imediata retirada das tropas russas do território ucraniano e que apoia todas as iniciativas que visem a paz.

António Lima salientou que a “invasão imperialista” iniciada por Vladimir Putin, “que tem merecido e continua a merecer do Bloco de Esquerda uma condenação veemente e sem reservas” é “uma agressão inaceitável a um estado soberano e ao seu povo”.

“Não é possível ficar indiferente aos mortos, feridos, às pessoas que fogem, às crianças que choram perante a violência da guerra”, afirmou o deputado do Bloco de Esquerda.

O Bloco de Esquerda manifesta a sua solidariedade para com o povo ucraniano, mas também para com o povo russo que, “arriscando a sua liberdade, contesta nas ruas a guerra que Vladimir Putin iniciou”.

António Lima salienta que “nas relações internacionais nada pode ser visto a preto e branco, mas nada pode justificar a invasão de um país soberano”.

“Só com um cessar-fogo imediato e com a retirada das forças russas é possível abrir caminho ao diálogo e à diplomacia com vista a uma paz duradoura. Em sentido contrário, a violência, agressão, e uma imparável escalada militar tornará as posições cada vez mais irreconciliáveis”, disse ainda o deputado do Bloco.

“Há ainda que assumirmos as nossas responsabilidades enquanto região, sendo solidários na ajuda humanitária aos refugiados ucranianos e acolhendo todas as pessoas que fogem da guerra e que queiram encontrar a paz nos Açores”, concluiu o deputado do Bloco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s