As sessões regionais do ensino básico e secundário do Parlamento dos Jovens nos dias 21 e 22 de março regressam em modo presencial na alra

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRA) acolhe as sessões regionais do ensino básico e secundário do Parlamento dos Jovens nos próximos dias 21 e 22 de março, que regressam assim ao modo presencial, depois de um ano de interregno na sequência da pandemia.

No primeiro dia, 51 alunos do ensino básico de 24 escolas da região vão debater o tema “Fake News – Que estratégias para combater a desinformação?”, na sala do plenário do Parlamento Açoriano.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, preside à cerimónia de abertura da sessão regional do ensino básico para dar as boas-vindas aos jovens estudantes açorianos, que visitam a casa da democracia açoriana, alguns pela primeira vez.

Segue-se um período de perguntas colocadas pelos alunos aos convidados presentes na sessão, nomeadamente o Deputado à Assembleia da República, João Castro, a Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro e os Deputados da Assembleia Legislativa Paulo Estêvão, Alexandra Manes e Flávio Soares.

Os trabalhos da sessão iniciam-se a meio da manhã com a apresentação e debate dos Projetos de Recomendação de cada escola concorrente, seguindo-se o período de votação na generalidade, que vai apurar o projeto-base.

A tarde fica reservada para o debate na especialidade do projeto aprovado na parte da manhã, que culminará num Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores. Os trabalhos encerram após a eleição das quatro escolas que irão representar o Círculo dos Açores na Sessão Nacional e do respetivo porta-voz.

No dia seguinte, 63 estudantes de 30 escolas do ensino secundário e profissional da região vão debater o tema das “Fake News: O impacto da desinformação na democracia”.
Da agenda desta sessão consta a cerimónia de boas-vindas, presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia, seguindo-se o período de perguntas aos convidados presentes, nomeadamente, a Deputada da Assembleia da República, Ilídia Quadrado, o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, e os Deputados da Assembleia Legislativa, Rui Martins e Vilson Ponte Gomes.

No mesmo dia, pelas 21h15, dez alunos de seis escolas açorianas vão debater o tema “As Redes Sociais e os perigos para a Democracia”, no âmbito do concurso Euroscola.


A Sessão Regional é o resultado do trabalho desenvolvido nas escolas nos últimos meses, que culminam com a eleições dos seus representantes para assumirem a função de Deputado no Parlamento açoriano por um dia e, posteriormente, na Assembleia da República. No decorrer dos trabalhos em plenário, os jovens são confrontados com o processo parlamentar e com todas regras inerentes ao debate democrático.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional dos Açores, com o propósito de estimular o gosto dos estudantes portugueses pela participação cívica e política.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s