Biscoitos, Vitorino Nemésio, Domingos Rebelo e a Cardeal Costa Nunes foram eleitas pelo Círculo dos Açores A sessão nacional do básico

A Escola dos Biscoitos, a ES Vitorino Nemésio, a ES Domingos Rebelo e a Escola Cardeal Costa Nunes foram eleitas para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do ensino básico.

A eleição decorreu durante a sessão regional que teve lugar na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Durante o dia, quarenta e seis estudantes, de 23 escolas do ensino básico da Região apresentaram e debateram os projetos que desenvolveram nas suas escolas, durante a primeira fase do projeto, subordinados ao tema “Fake News – Que estratégias para combater a desinformação?”.

 O projeto base apresentado pelos alunos da Escola EB1, 2, 3/JI da Vila de São Sebastião, eleito ao final da manhã, pela maioria dos jovens deputados, foi debatido, alterado e votado durante a tarde, em sede de comissão, dando origem ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado na sessão nacional, nos dias 9 e 10 de maio, na Assembleia da República.

Nesta sessão foi também eleito o porta-voz do grupo que representará a Região, tendo a missão sido confiada à aluna Ana Pereira, da Escola Secundária Vitorino Nemésio.

LUIS GARCIA, Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores destacou a formação e educação


Antes do início dos trabalhos, os estudantes foram acolhidos pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, que na cerimónia de abertura sublinhou a importância da formação e da educação dos jovens, para que possam “responder e corresponder aos desafios do futuro”.

Perante um Plenário de crianças, o Presidente da Assembleia Legislativa desejou ainda que esta iniciativa ajude a consolidar neles a “consciência de participação cívica e, quiçá, política porque a política também faz parte da nossa vida”.

Após a saudação do Presidente Luís Garcia, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar as suas questões aos convidados para esta sessão, nomeadamente, ao Deputado à Assembleia da República, João Castro, à Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, e aos Deputados da Assembleia Legislativa dos Açores, Paulo Estêvão e Flávio Soares.

Recorde-se que o Parlamento dos Jovens, é uma iniciativa da Assembleia da República, que na região se realiza em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com o Governo Regional dos Açores, com o objetivo de educar os estudantes portugueses para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dando a conhecer a função, missão e as regras de um Parlamento, promovendo o respeito pela diversidade de opiniões através do debate democrático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s