A Escola Antero de Quental, a Cardeal Costa Nunes, a Vitorino Nemésio e a Domingos Rebelo foram as mais votadas durante a sessão do secundário dos açores

Escolas Secundárias do Pico, Terceira e duas de São Miguel vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens

Quatro escolas secundárias das ilhas do Pico, Terceira e São Miguel foram eleitas para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do ensino secundário.

A Escola Secundária Antero de Quental, a EB 2,3 Cardeal Costa Nunes, a Escola Secundária Vitorino Nemésio e a Escola Domingos Rebelo foram as mais votadas, durante a sessão regional, que teve lugar na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O tema “Fake News: O impacto da desinformação na democracia” foi debatido ao longo do dia, por sessenta e três alunos de 30 escolas secundárias e profissionais da região.

O projeto base apresentado pelos alunos da EB 2,3 Cardeal Costa Nunes, eleito ao final da manhã, pela maioria dos jovens deputados, foi discutido durante a tarde, em sede de comissão, dando origem ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado na sessão nacional, nos dias 30 e 31 de maio, na Assembleia da República.

Nesta sessão foi também eleito o porta-voz do grupo que representará a Região, tendo a missão sido confiada ao aluno António Matos, da Escola Secundária Antero de Quental.

Após a cerimónia de abertura da sessão, presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar as suas questões aos convidados para esta sessão, nomeadamente, à Deputada à Assembleia da República, Ilídia Quadrado, ao Secretário Regional da Juventude, Requalificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, e aos Deputados da Assembleia Legislativa dos Açores, Rui Martins e Vilson Ponte Gomes.

Destaque ainda para os resultados do Concurso Euroscola, realizado ontem à noite no Plenário da sede da Assembleia Legislativa. O trabalho apresentado pelos alunos António Alves e Mariana Silva, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, foi o mais votado pelos membros do júri desta sessão, composto pelos jornalistas João Simas, Oriana Barcelos e Beatriz Terra.

A sessão plenária do Euroescola contou ainda com uma breve intervenção do Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga.

Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, que na região se realiza em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com o Governo Regional dos Açores, com o objetivo de educar os estudantes portugueses para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dando a conhecer a função, missão e as regras de um Parlamento, promovendo o respeito pela diversidade de opiniões através do debate democrático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s