O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, enalteceu hoje, na ilha Graciosa, o papel dos Agricultores no desenvolvimento dos Açores ao longo destes 45 anos de Autonomia regional.

“Foram capazes de inovar, de transformar a agricultura, de a modernizar e de a manter como um pilar fundamental da nossa economia”, reconheceu o Presidente Luís Garcia, no final de uma visita a uma exploração leiteira em Guadalupe, na Graciosa, onde acompanhou de perto todo o processo de ordenha.
“Mesmo em alturas de pandemia, tiveram de continuar a lavrar, a semear, a colher e a produzir alimentos para todos nós”, lembrou o Presidente da Assembleia, considerando que também eles “estiveram, à sua maneira, na primeira linha desse combate”.
Considerando que “a agricultura, como a nossa economia em geral, não vive dias fáceis”, primeiro por causa da pandemia e agora por causa da guerra, cujos impactos se começam a fazer sentir também na região, o Presidente da Assembleia quis também levar uma palavra de “solidariedade e de tranquilidade” aos agricultores.
“Penso que estará na altura de as autoridades regionais, nacionais e europeias começarem a definir um conjunto de medidas e apoios que atenuem, de alguma forma, o impacto que esta guerra começa a ter na nossa frágil economia, e sobretudo na agricultura”, sublinhou o Presidente Luís Garcia.
“A solidariedade não há-de faltar nesta altura”, garantiu o Presidente da Assembleia, acrescentando: “Todos juntos, mais uma vez junto com os nossos agricultores, havemos de ultrapassar estes obstáculos que estão nosso caminho, para que a agricultura continue pujante, a ajudar a desenvolver as nossas ilhas e os nossos Açores”.
Depois da exploração leiteira, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores visitou ainda a Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa e Fábrica das Queijadas da Graciosa, onde realçou também “a diversidade de produtos agrícolas graciosenses”, que se destacam pela qualidade do seu alho, meloa, vinhos, compotas, queijadas e mel.
A agenda de hoje do Presidente Luís Garcia deverá acabar com uma visita à empresa Mel de Guadalupe, prosseguindo amanhã de manhã com uma visita à Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, à Escola Básica e Secundária da Graciosa e à empresa Graciólica.
Amanhã à tarde, o Presidente deverá reunir com os Deputados eleitos pela Graciosa na delegação da ALRAA, seguindo-se uma visita à Associação Humanitária de Bombeiros da Graciosa.
O Programa oficial da visita à Graciosa termina ao final da tarde de quinta-feira, com a Conferência “45 Anos da Autonomia – O Desafio da Agricultura Sustentável”, organizada pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que arranca pelas 19h00 no Centro Cultural da ilha Graciosa.