O ananás dos Açores foi o elemento escolhido pela organização do 14th Internacional Football Tournament Azores U11 para divulgação e promoção do torneio

14º International Football Tournament Azores U11 traz 3.000 pessoas a Ponta Delgada

A Câmara Municipal de Ponta Delgada volta a apoiar, pelo 14º ano consecutivo, o International Football Tournament Azores U11, uma organização do Clube União Micaelense, que vai trazer a São Miguel, entre 14 e 16 de abril, 3.000 pessoas, entre jogadores, treinadores, dirigentes e familiares.


O torneio, que conta com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal, foi hoje apresentado em conferência de Imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Assim, vão passar pelo Estádio Municipal Jácome Correia 24 equipas, com destaque para os franceses do Olympique Marselha, os norte-americanos do Bayside FC (Rhode Island), os cabo-verdianos do ADC Maracanã (ilha de Santiago) e os brasileiros do Avaí FC (Florianópolis). A estas equipas juntam-se outras do continente (5), Madeira (2) e Açores (13).


O ananás dos Açores foi o elemento escolhido pela organização do 14th Internacional Football Tournament Azores U11 para divulgação e promoção do torneio. Uma criação de raiz para esta 14ª edição do evento desportivo que “leva a alma dos Açores aos cantos do mundo”, como disse o Vice-presidente durante a conferência de Imprensa.


Falando em representação do Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, o autarca elogiou o trabalho do Presidente e do Diretor Geral do Clube União Micaelense, Manuel Arruda e Arsénio Furtado, presentes na conferência, sublinhando “o esforço, a dedicação, a resiliência e a capacidade deste último com vista à realização deste torneio, que vai para além do futebol”.


Segundo Pedro Furtado, “este evento promove o turismo em Ponta Delgada e nos Açores em geral e é decisivo para a nossa economia na época baixa, uma vez que traz até à nossa ilha milhares de pessoas. Além disso, é bem representativo de que o desporto em geral e o futebol particular são instrumentos essenciais para aproximar os povos”.


Destacou, entretanto, o desporto como fator inclusivo, de multiculturalidade e de educação para a cidadania.

Homenagem a Arnaldo Oliveira Machado

Todos os anos o Clube escolhe o patrono de cada edição com o objetivo de homenagear e distinguir os dirigentes e figuras que, pelo seu assinalável contributo, cimentaram a construção do Clube União Micaelense.
Este ano, o Clube União Micaelense homenageia o já falecido dirigente Arnaldo Oliveira Machado. Figura importante do Clube, que Pedro Furtado recordou como “um homem honesto e sereno, que transmitia tranquilidade e confiança”.
Arnaldo Oliveira Machado foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral nos mandatos de Gualter da Costa e de Manuel Arruda, como Presidentes do Clube, e participou ativamente no processo de aquisição da respetiva sede, na Rua dos Mercadores, tendo tido um papel de extrema relevância na construção e edificação do antigo Complexo Desportivo do Clube União Micaelense.


O International Football Tournament Azores U11 é conhecido por ser a “Festa do Futebol Infantil do Arquipélago”. É o torneio infantil mais antigo dos Açores, que decorre no período das férias escolares (Páscoa), com a presença de equipas, familiares e dirigentes de várias nacionalidades.


A iniciativa pretende promover a prática do futebol, através de um ambiente dominado pelo fair-play e potenciador da qualidade da formação, não só dos clubes locais, mas também dos clubes que se deslocam até São Miguel.


Tem sempre como “palco” o Estádio Municipal Jácome Correia, cujo relvado sintético foi renovado em 2018, num investimento da Autarquia na ordem dos 240 mil euros, que incluiu a remodelação do sistema de irrigação do campo, que colocou o relvado nas dimensões e condições exigidas pela UEFA.


A 25 de setembro de 2019, no âmbito do programa de qualidade da FIFA para relvados de futebol (FIFA Quality Pro), o campo foi certificado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s