Pedro Nascimento Cabral compreende o desejo de reservar o Campo para a meditação e oração

Câmara Municipal de Ponta Delgada mantém apoio às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, vai manter o apoio à organização das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres nos exatos termos do que sucedeu em 2019, antes do início da pandemia.


Para além do apoio logístico, está previsto atribuir à Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres uma comparticipação financeira no montante de 45 mil euros.
Um apoio que se mantém, mesmo sabendo que a Irmandade não prevê promover a vertente profana das festas, nomeadamente a iluminação do Campo de São Francisco e a zona destinada à restauração.


A Câmara Municipal de Ponta Delgada também concede à Irmandade o Direito sobre o Campo de São Francisco, área tradicional das Festas, que corresponde, habitualmente, a uma estimativa de proveitos na ordem dos 45 mil euros a favor desta.
Questionado sobre a não realização da vertente profana das festas, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada respeita a decisão, mas não concorda com a mesma, considerando que a Irmandade devia refletir e avaliar a decisão e o impacto negativo da medida na mobilização popular e financeira destas grandiosas festas.


Pedro Nascimento Cabral compreende o desejo de reservar o Campo para a meditação e oração, mas defende que “não podemos perder uma parte essencial da festa, que é popular e promove o convívio entre as famílias e o reencontro com a nossa diáspora que sempre se fez no velho Campo de São Francisco, perante a iluminação de milhares de lâmpadas multicolores que alegram estas festividades e que espalham a nossa Fé no Senhor Santo Cristo dos Milagres pelo Mundo”.


Pedro Nascimento Cabral defende que a área destinada à restauração, à semelhança dos anos anteriores, se deve manter na Avenida Kopke, uma vez que este espaço propriedade da Portos dos Açores, S.A. se reveste de maior interesse para os empresários e para a população.


O Presidente destaca que as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres apresentam-se como o maior e mais importante acontecimento sócio religioso da cidade de Ponta Delgada e da própria Região Autónoma dos Açores e o segundo maior acontecimento religioso do país, com significativo envolvimento das comunidades, incluindo a nossa Diáspora, cumprindo, assim, uma tradição local que conta já com mais de três séculos de existência ininterrupta. São, também, um ícone de atração turística.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s